Conheça os nutrientes da tabela nutricional
top of page

Conheça os nutrientes da tabela nutricional




pexels-photo-566566

O primeiro valor que aparece na tabela é a quantidade total de calorias por porção. Em seguida, cada um dos nutrientes:

– os carboidratos fornecem energia e têm 4 calorias por grama, assim como as proteínas. O que quer dizer que se um alimento fornece 10 gramas de carboidratos e 5 gramas de proteínas, isto significa que aquela porção tem 60 calorias fornecidas por estes nutrientes (10 g X 4 kcal dos carboidratos e 5 g X 4 kcal de proteínas).

–  as gorduras, por sua vez, fornecem 9 calorias por grama. Na tabela, aparecem diferentes tipos de gorduras: as gorduras totais, saturadas, trans, colesterol e, não obrigatoriamente, as gorduras insaturadas. As gorduras totais são o somatório de todas as gorduras. Atenção para as gorduras saturadas, geralmente presentes em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, leite, queijos, manteiga e iogurtes integrais. O seu consumo elevado aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

– as gorduras trans, por sua vez, são gorduras vegetais que passaram pelo processo de hidrogenação e ficaram parecidas com as gorduras saturadas. Elas são adicionadas aos alimentos para dar sabor, textura e maior durabilidade, mas seu consumo excessivo pode trazer consequências parecidas às do consumo de gorduras saturadas.

– As gorduras insaturadas, que nem sempre aparecem nas tabelas nutricionais, são as gorduras boas, que colaboram para a redução do colesterol ruim no sangue.

– o sódio é o último nutriente que aparece na tabela e, apesar de muito importante para a saúde do corpo, também deve ser consumido na medida certa.

516 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page