O que é e para que serve o sono
  • kamillavenda

O que é e para que serve o sono

Atualizado: Mai 8


Os médicos sabem que o processo do sono é regido por um relógio biológico ajustado num ciclo de 24 horas. Os ponteiros desse mecanismo são moldados geneticamente e sua sincronia depende de fatores externos, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, tipos de colchões, vida social etc.

Os especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina – hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal. Ele começa a ser secretado assim que o Sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para “dormir”.

Quando o processo tem início, a temperatura cai de 1 a 2o C e a pressão arterial também sofre uma leve queda. Daí ao primeiro cochilo é um piscar de olhos.

Em 1953, descobriu-se a existência de uma fase de sono profundo, justamente quando sonhamos. A novidade foi batizada de REM (Rapid Eyes Moviment – Movimento Rápido dos Olhos). Hoje os cientistas já sabem que o sono se divide em cinco fases, repetidas em ciclos, durante a noite.

Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida. Ou seja: sem o merecido descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparável ao de uma pessoa de mais de 60 anos. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes.

Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.

Enquanto ficamos na cama, uma espécie de exército de reconstrução atua recuperando as “baixas” acumuladas no período que ficamos acordados. Isso prepara o corpo para a guerra do dia seguinte.

Durante o sono profundo, as proteínas são sintetizadas em grande escala. Isso tem o objetivo de manter ou expandir as redes de neurônios ligados à memória e ao do crescimento. Este garante ao indivíduo longevidade com maior jovialidade. Também regula os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

aprendizado. Nesse processo, o cérebro comanda a produção e a liberação de hormônios, como a melatonina e o próprio hormônio do crescimento. Este garante ao indivíduo longevidade com maior jovialidade. Também regula os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

2 visualizações

Separamos os melhores pacotes e promoções

Para voce curtir o Menino da Porteira

Pacote
7 de Setembro

De 04 a 07 de Setembro
Min. 3 dias         2 adultos        2 crianças
Tarifas incriveis para voce
CURTIR A FAZENDA!

Feriado
Corpus Christi

De 10 a 14 de Junho
Min. 3 dias         2 adultos        2 crianças
Mais um feriado em Sao Paulo
CURTIR A FAZENDA!

Férias de
Julho

De 01 a 31 de Julho
Min. 2 dias         2 adultos        2 crianças
Mais um feriado em Sao Paulo
CURTIR A FAZENDA!

Estamos sempre prontos

para te atender

Reservas

Chat
Entre em contato

Conheça outras

fazendas

ESCOLHA O HOTEL

juca Mulato
Hotel FAzenda

Endereço

Rod SP352 km181

Itapira, SP 13988-000

Reservas

(11) 3197-3057

Recepçao

(11) 3197-3057

Eventos

Fornecedores

RESERVAS: (11)-3197-3057

FAZ BOM CAFE: (35)-3441-4146

FAZ COLINA: (35) 3636-1001

e-mail: reservas@meninodaporteira.com.br

Siga

  • Preto Ícone Facebook
  • icone youtube do hotel fazenda menino da porteira
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone TripAdvisor
  • Pintrest
  • Twitter

© 2023 por AMERICO BUTI COM & TUR LTDA.

Rod MG290 km60 CP58 - Ouro Fino- MG

CPNJ 00.576.624.0001-51

Fale agora com seu

agente de reservas:

Participe do nosso programa de fidelidade

icone whatsapp

00.576.624.0001-51