top of page
  • betomptr

Plantio Jequitibá

Trabalhar o turismo rural de forma atrativa foi sempre nosso ideal como Hotel Fazenda, desta vez resolvemos inovar com uma pitadinha de EDUCAÇÃO AMBIENTAL.



No último dia 15 de Maio de 2021 foi realizado um workshop com plantio de muda nativa com as crianças presentes no hotel.

O Hotel Fazenda Bom Café está ilustrado com paisagens que envolvem todas as belezas da cultura do café, que no nossa caso a produção tem uma responsabilidade bem especial.

Com intuito de deixar um marco ecológico no ambiente, Antônio Buti, responsável pela produção de cafés especiais decidiu idealizar um projeto onde será plantado Jequitibás nativos nas divisas dos nossos cafezais. Toninho como é conhecido na fazenda fala que "Jequitibá é uma árvore símbolo no meio ambiente, irá destacar em nossa fazenda pelo seu tamanho e beleza".



O Jequitibá é uma árvore nativa da nossa região, suas folhas apresentam tom avermelhado na primavera e suas flores são claras ou vermelhas. Em língua tupi, significa "gigante da floresta", o que é compreensível sendo considerada a maior espécie da mata atlântica.

Na floresta, árvore adulta desta espécie é emergente, isto é, pode ser vista bem acima das demais. Registros atuais anotam jequitibás com sessenta metros de altura. Em nossa fazenda ela irá se destacar nas divisas da cultura do café, onde com seu tamanho no futuro poderá ser observada de longe.


Valorizar o Plantio desta árvore foi um dos ideais do Sr. Toninho, ele fez questão de fazer está ação de plantio junto com as crianças que estavam presentes no hotel este dia especial. Ele destaca ainda que outras ações neste sentido já foram realizadas no hotel.

Trabalhar Turismo Rural e Educação Ambiental foi o objetivo deste plantio com as crianças, elas tiveram oportunidade de ter uma aula teórica com Professor Beto Albuquerque (Tio Snake) sobre a importância desta árvore no meio ambiente e como fazer o plantio no campo.

A aproximação da criança com a vivência de um plantio de muda nativa desperta vários aspectos sensitivos que envolvem a preservação da natureza, "..quando uma criança tem uma aula sobre como plantar e depois coloca a mão na massa fica marcado na vida deles." destaca Tio Snake, a criança se sentindo protagonista de ações neste sentido irão fazer a diferença no Meio Ambiente quando crescerem.


Os Workshops de Turismo Rural e Educação Ambiental está se tornando rotina nas fazendas da rede Hotel Fazenda Menino da Porteira, estas ações valorizam principalmente o contato do hóspede com a vivência do meio rural de forma atrativa e positiva.



41 visualizações0 comentário

Commentaires