Presença não é proximidade física, é disponibilidade
top of page

Presença não é proximidade física, é disponibilidade

Quer dar algo precioso para alguém? Doe seu tempo. Esteja disponível para um prosa, um café e uma broa de fubá. Só de escrever isso, o mundo já me pareceu um lugar melhor


Hoje bateu saudades de uma boa conversa. E o que motiva esse sentimento não é o isolamento social, é a sensação de que a prosa é artigo em falta. Seja em função dos dias corridos ou por uma falsa sensação de que estamos acompanhando tudo, via notificações de smartphone, mas no fim das contas, estamos apenas vendo a vida passar, como um feed desinteressante.




Saber, via redes sociais, que seu amigo se casou, que o filho da sua prima nasceu ou que a sua ex-colega de trabalho conseguiu um novo emprego, não é fazer parte. É apenas estar informado. Como um bom espectador de telejornal. O que nos conecta, de verdade, é a interação. É torcer, é ficar ansioso junto, celebrar e chorar quando não dá certo. É fazer tudo isso de novo em outra tentativa, é dar conselho, é receber bronca por ter aconselhado. Fazer dancinha da vitória com a conquista do outro. Ou sentir o coração apertar com mais uma derrota.


O que falta? Meios? Não. Temos tantos disponíveis, e cada vez mais, em função do avanço da tecnologia. Podemos ir mais longe ou mesmo sem sair do lugar, estar mais perto, na velocidade de uma conexão banda larga. Podemos nos falar em tempo real ou cada um em seu tempo. Texto, áudio ou vídeo. Formato também não é um problema. O que nos falta é disponibilidade.


É que carinho e cuidado traduzem atenção, e atenção é tempo. Quanto tempo temos para dedicar a quem importa pra gente?


O seu tempo é valioso


Quer dar algo precioso para alguém? Doe seu tempo. Esteja disponível para um prosa, um café e uma broa de fubá. Só de escrever isso, o mundo já me pareceu um lugar melhor. É que a vida anda tão corrida, que quando paramos e ficamos verdadeiramente disponíveis para o outro, o tempo passa mais devagar e o mundo entra em modo de espera, para fazermos o que mais importa: cuidarmos uns dos outros.


Vale para as redes sociais? Também. Conecte-se com quem realmente importa pra você e dedique seu tempo a dar like, comentar e mandar mensagem. Pra celebrar os bons momentos e dar força nos maus, de quem não tem milhões de seguidores, mas é influenciador digital e presencial da sua vida. Presença não é proximidade física é disponibilidade.


Os Hotéis Fazenda Menino da Porteira oferecem um excelente oportunidade para voce repensar suas prioridades, e dedicar tempo as pessoas realmente importantes em sua vida. Uma xícara de café no fogão a lenha com um pão de queijo quentinho, acompanhado de uma boa prosa com as pessoas próximas enquanto o sol se poe, pode ser o momento mais importate da sua semana.




233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page