top of page

Qual é a diferença entre Arabica e Conilon?




É comum ver por aí nas embalagens informações como “café 100% arábica” ou “conilon”. O café arábica ou Coffea arabica (corretamente dizendo) é uma espécie de café, já o Robusta e o Conilon fazem parte da espécie Coffea canephora.

Apesar se serem do mesmo Gênero Coffea, a espécie Coffea arabica e a espécie Coffea canephora (englobando o Robusta e o Conilon) possuem muitas diferenças entre si, como por exemplo: a quantidade de cromossomos sendo que o C.arabica tem o dobro de cromossomos, já a altitude ideal para cultivar o C.arabica é em locais mais altos, a resistência a pragas também é diferente sendo o canéfora mais resistente e as diferenças não param por ai.

Agora, as características que vão influenciar diretamente na sua xícara são: preço do café, quantidade de cafeína, sabor, notas sensoriais. O C.arabica possui menos cafeína, possui um preço maior no mercado e os sabores e notas sensoriais mais buscados estão no C.arabica.

Outro ponto: a quantidade de sólidos solúveis. Uma bebida preparada com C.arabica tem menos sólidos solúveis na bebida, isso quer dizer que os C.canephora são mais propícios a oferecer uma bebida mais forte.

Ultimamente o C.canephora tem se destacado e conseguido alcançar ótimos patamares em competições de café, mostrando que mesmo com todas as diferenças ele é capaz de alcançar os paladares mais exigentes.

Autora: Rafaella N Rossi – Barista, QGrader e autora do blog Aventuras da Barista

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments