top of page
  • betomptr

WorkShop "Caça aos anfíbios"

Apesar do nome "Caça" se trata de mais uma atração de Educação Ambiental em nossos hotéis. WorkShop criado com objetivo de trabalhar o Turismo Rural e Educação Ambiental, essa atração encanta as crianças pela aproximação do tema de forma atrativa e de muito aprendizado ecológico.

Oficina idealizada pelo Professor Beto Albuquerque (Tio Snake) com equipe de recreação, busca despertar nos hóspedes do hotel a aproximação de animais silvestres que estão presentes no cotidiano de um hotel fazenda.


Os anfíbios (Classe Amphibia)são animais vertebrados que se destacam por ter representantes que passam parte do seu ciclo de vida na água e outra parte no ambiente terrestre. Podem ser classificados em três grupos: Anura, Urodela e Apoda. Desses, o grupo dos anuros destaca-se como o mais diversificado, apresentando muitos representantes bastante conhecidos, tais como sapos, rãs e pererecasw. Atualmente no planeta são reconhecidas cerca de 7000 espécies diferentes de anfíbios, sendo 900 encontradas em nosso país. Em nossos hotéis a abundancia de ambiente em contato com a água permite que diversas espécies vivam presentes, trazendo uma diversidade local como ferramenta à ser trabalhada.


Os anfíbios em exclusivo "sapos, rãs e pererecas" são vistos pela sociedade muitas vezes de forma negativa, o que acarreta o não convívio harmonioso. Em nosso workshop trabalhamos aspectos como: diferença entre as espécies, importância da sua vocalização, principais espécies presentes na fazenda e sua Importância ambiental. Também é desmitificada diversas crenças que existem sobre esses animais afim de estabelecer uma convivência harmoniosa com as espécies.

Após a aula de Educação Ambiental as crianças são convidadas para um passeio noturno na fazenda afim de procurar identificar as principais espécies de anfíbios presentes no ambiente. Diversas espécies de Sapos, rãs e pererecas já foram identificadas neste trabalho, o que permite despertar nas crianças o verdadeiro sentido da presença destes animais no Meio Ambiente.



Esta oficina acontece no verão época em que estes animais aproveitam para reproduzirem, assim manifestam vocalizações o que facilita o encontro com as espécies.



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments