Descubra porque os vaga-lumes estão sumindo

Fala a verdade: quando foi a última vez que você viu um vaga-lume? Na minha infância, eles pareciam existir aos montes. Adorava tentar caçá-los, mas raramente tive sucesso. Agora, eu já não faço ideia de quando foi a última vez que vi um desses insetos. Por onde eles andam?


De acordo com recentes pesquisas eles estão desaparecendo! E não só eles: abelhas, borboletas e anfíbios estão diminuindo dia a dia. As razões exatas para isso não são muito claras, mas o artigo aponta três possibilidades: perda do habitat natural, produtos químicos tóxicos e poluição luminosa.


Vaga-lumes, também conhecido como pirilampos, são insetos da ordem dos coleópteros, da qual fazem parte as joaninhas e os besouros. Famosos por sua incrível capacidade de emitir luz própria, os vaga-lumes são encantadores e ao mesmo tempo misteriosos. Afinal, como é possível um bichinho marrom de 2 ou 3 centímetros produzir uma luz de tonalidade esverdeada que pode ser vista a metros de distância?





“A maioria das espécies de vaga-lumes cresce como larvas em madeiras e detritos às margens de lagos e riachos. Normalmente eles permanecem próximos à área onde nasceram, como pântanos, florestas e campos”, explica um artigo publicado em um site dedicado a esses animais brilhantes.




Espetáculo visual


Como os seres humanos estão evoluindo cada vez mais, regiões antes repletas de vaga-lumes deram espaços a plantações ou até mesmo urbanização. Isso diminui drasticamente os lugares propícios para eles nascerem e brilharem. Além disso, a poluição luminosa dificulta a comunicação entre o macho e a fêmea, que utilizam suas luzinhas para se encontrarem.

Apesar da queda no número de vaga-lumes, alguns lugares tentam preservar essa espécie de animal que encanta qualquer um. Na China, um parque foi povoado com 10 mil larvas desse inseto, que produziram um espetáculo incrível quando eclodiram.



Nos EUA, a Floresta Nacional de Smoky Mountain é um atrativo para turistas. Localizada no Tennessee, essa região conta com uma quantidade imensa de vaga-lumes que brilham em sincronia, matando as saudades de quem não via um bichinho desses há muito tempo. Mas voce não precisa ir pra China ou para os EUA pra ver o show da bioluminescência:


No Hotel Fazenda Bom Café, logo no inicio do verão os vaga-lumes aparecem em abundancia. Ja no hotel fazenda interior SP, em Itapira, também dão um espetáculo a parte visto a proximidade dos lagos, e aos troncos das frondosas arvores que os circundam o Hotel Fazenda Juca Mulato


No Hotel Fazenda Colina, os monitores desenvolvem com as crianças um workshop sobre meliponicultura, experiencia para as crianças que ficam encantadas com o maravilhoso mundo das abelhas sem ferrão, outro bichinho muito interessante. O projeto conta com a supervisão tecnica do Meliponário Mato Dentro, organização de Ouro Fino que desenvolve atividades de educação ambiental, resgates e consultorias.


"Os vaga-lumes e abelhas sem ferrão como as mandassaias e jataís estão por toda a parte aqui na fazenda e desenvolver nas crianças o interesse na preservação desses animais pela importância que representam pra gente é uma atividade que fazemos com muito orgulho e carinho..." explica Tio Blue, monitor especializado em meliponicultura.

Ja pensou que divertido oferecer para seus filhos essa experiencia unica? Venha para os Hotéis Fazenda Menino da Porteira e se divirta com os pirilampos coloridos.


51 visualizações

Separamos os melhores pacotes e promoções

Para você curtir o Menino da Porteira

Pacote
7 de Setembro

De 04 a 07 de Setembro
Min. 3 dias         2 adultos        2 crianças
Tarifas incriveis para voce
CURTIR A FAZENDA!

Feriado
Corpus Christi

De 10 a 14 de Junho
Min. 3 dias         2 adultos        2 crianças
Mais um feriado em Sao Paulo
CURTIR A FAZENDA!

Férias de
Julho

De 01 a 31 de Julho
Min. 2 dias         2 adultos        2 crianças
Mais um feriado em Sao Paulo
CURTIR A FAZENDA!

Estamos sempre prontos

para te atender

Reservas

Chat
Entre em contato

Conheça outras

fazendas

ESCOLHA O HOTEL

juca Mulato
Hotel FAzenda

Endereço

Rod SP352 km181

Itapira, SP 13988-000

Reservas

(11) 3197-3057

Recepçao

(11) 3197-3057

Eventos

Fornecedores

RESERVAS: (11)-3197-3057

FAZ BOM CAFE: (35)-3441-4146

FAZ COLINA: (35) 3636-1001

e-mail: reservas@meninodaporteira.com.br

Siga

  • Preto Ícone Facebook
  • icone youtube do hotel fazenda menino da porteira
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone TripAdvisor
  • Pintrest
  • Twitter

© 2023 por AMERICO BUTI COM & TUR LTDA.

Rod MG290 km60 CP58 - Ouro Fino- MG

CPNJ 00.576.624.0001-51

Fale agora com seu

agente de reservas:

Participe do nosso programa de fidelidade

icone whatsapp

00.576.624.0001-51