Dicas infalíveis para voce relaxar em São Paulo
top of page

Dicas infalíveis para voce relaxar em São Paulo

Nem sempre é fácil relaxar em São Paulo, não é verdade? A agitação do centro urbano, a rotina corrida e a falta de ar puro são alguns obstáculos para uma vida tranquila na cidade.


Mas, escapando um pouco da movimentação típica de metrópoles, é totalmente possível descansar e respirar ar puro, sem ir muito longe. Assim, o interior de SP é uma alternativa para quem precisa desestressar.




Se você está tendo alguns sinais, como dor de cabeça, dificuldade de memória, desânimo, dores no estômago, queda de cabelo ou outros semelhantes, chegou o momento de fazer uma pausa e descansar!


Por isso, neste post separamos algumas dicas infalíveis de como relaxar em São Paulo, indicando lugares, atividades e mais. Confira!


Lugares para relaxar em São Paulo


Conforme introduzimos, o interior de SP é ótimo para quem busca tranquilidade. Dessa forma, é o ambiente mais propício para relaxar em São Paulo.


Nesse sentido, vale a pena se deslocar até as cidades do Circuito das Águas Paulista. A distância da capital até elas fica em torno de 150km, sendo a viagem de carro um trajeto bem agradável, repleto de lindas paisagens.


Acima de tudo, a região do Circuito das Águas é apaixonante! Quem passa pelas cidades volta revigorado. Falando nelas, o conjunto é formado por:

  • Itapira

  • Águas de Lindóia;

  • Amparo;

  • Holambra;

  • Jaguariúna;

  • Lindóia;

  • Monte Alegre do Sul;

  • Pedreira;

  • Serra Negra;

  • Socorro.




Além disso, é possível conhecer mais de um município na mesma viagem, já que alguns deles são próximos entre si. E todos são repletos de montes esverdeados, com ecossistema rico, fornecendo o contato direto com a natureza. Logo, é tudo o que você precisa para relaxar em São Paulo!


Como relaxar em São Paulo


Depois de conhecer alguns lugares para escapar da rotina, é interessante saber o que pode ajudar no descanso e alívio do peso das rotinas agitadas. Assim, veja algumas dicas práticas de como relaxar em São Paulo:



Relaxamento muscular progressivo


Muitas vezes, o esgotamento mentalé tão intenso e recorrente que acaba afetando o corpo. Assim, surge muita tensão e, consequentemente, diversas dores musculares.


O excesso de estresse no trabalho, por exemplo, pode gerar vários sinais negativos na mente e no físico. Alguns exemplos são: mau-humor, dores no estomago e dores de cabeça.


Assim, o estresse da vida na cidade facilita a formação da ansiedade e depressão. Consequentemente, os músculos são afetados e se contraem, causando dores pelo corpo.


É nesse aspecto que o relaxamento muscular progressivo pode ajudar.


Como funciona


Cada músculo ou agrupamento muscular é tencionado de cinco a sete minutos. Como resultado, é relaxado de vinte a trinta minutos. Isso é repetido pelo menos uma vez. Porém, se algum músculo continuar tenso, pode-se praticar até cinco vezes o mesmo processo.


A prática mostra ótimos resultados no tratamento de problemas como:

  • Tensão muscular;

  • Ansiedade;

  • Insônia

  • Depressão

  • Intestinos irritáveis

  • Dores no pescoço e nas costas

  • Entre outros.


Nesse sentido, procure um lugar tranquilo para alongar e remover as contrações musculares do seu corpo. A escolha do ambiente adequado garantirá resultados positivos.


Lazer e diversão


O lazer e a diversão são fundamentais para diminuir os efeitos do estresse, ansiedade e outros problemas relacionados à estafa mental.


Nesse sentido, o mais indicado é o equilíbrio entre trabalho e outros aspectos da vida, como família, amigos e tempo livre.



Assim, para relaxar, passe mais tempo com quem você ama, tenha um hobby frequente e invista mais tempo em atividades que façam você se sentir feliz. Uma ótima ideia de hobby para relaxamento é a pesca esportiva.


A pesca é um excelente exercício de paciência e concentração. É também uma oportunidade de se conectar com a natureza, curtir a quietude e o som campestre. Com certeza, esse é um cenário perfeito para relaxar tanto o corpo quanto a mente. Logo, a pesca traz diversos benefícios à saúde.



Meditação


Esta prática também ajuda a relaxar e aliviar o estresse.


Para meditar, foque sua concentração em algo específico: pode ser um objeto ou até mesmo as batidas do coração. Após escolher no que focar, mantenha sua atenção nisso. Em seguida, de modo consciente, libere os pensamentos que vierem a sua mente.


O que ajuda bastante nessa atividade é um lugar calmo, bem como repleto de sons naturais. As áreas verdes contribuem para um relaxamento mental e físico, pois nos desligam do clima agitado do centro urbano.



Respiração


Diversos profissionais de saúde ressaltam a importância da respiração correta como ferramenta para combater a tensão muscular.


Quando o nível de estresse é elevado, a respiração fica alterada. Logo, se esse nível fica constantemente acima do normal, a respiração fica frequentemente incorreta, colocando nosso corpo em constante estado de alerta. Isso gera tensões que, ao longo do tempo, podem incomodar bastante.


Então, para aliviar os músculos, busque respirar corretamente e, acima de tudo, com qualidade. Basta se organizar e separar um momento para se distanciar da pressão do trabalho a fim de inspirar e expirar com calma.


Para isso, vale investir em um pouco mais de tempo livre,retirando-se do ambiente poluído das grandes cidades. Afinal, nada melhor para a respiração do que ar puro.


Dessa maneira, realizar as práticas anteriores em meio a áreas verdes potencializará seus benefícios. A escritora Cassandra Gould Van Praag recomenda passeios em áreas cercadas de verde, sobretudo àqueles que precisam descansar e aliviar o estresse.



O que fazer em São Paulo para relaxar



Agora que já indicamos alguns lugares, boas práticas e técnicas para relaxar em São Paulo, veja também algumas dicas de atividades capazes de ajudar a atingir esse objetivo.


Tendo em vista Itapira SP, você pode experimentar passeios e entretenimentos como:

  • Pesca esportiva;

  • Contemplação;

  • Trilha;

  • Tirolesa;

  • Aventuras: rafting, canoagem, rapel, tirolesa, arvorismo, cavalgadas, mountain bike e off road.



Hotel para relaxar em São Paulo


E se você precisa de alguns dias de folga de toda agitação do dia a dia, um hotel fazenda em Itapira SP é perfeito para renovar as energias.


O contato com a natureza é garantido pelas vastas áreas verdes que cercam o local. Além disso, o hóspede tem tudo o que precisa para curtir a viagem com tranquilidade, mesmo dentro do hotel fazenda:



Contudo, o centro de São Paulo é repleto de gases poluentes e outros resíduos urbanos. Portanto, uma alternativa é se refugiar em ambientes arborizados, como um hotel fazenda no interior de SP, por exemplo.



A natureza ajuda a relaxar


De acordo com uma matéria da Época Negócios, o contato com a natureza ajuda o cérebro a deixar de se sentir ameaçado. Além disso, os sons do meio ambiente geram um efeito “restaurador” no corpo humano.


Então, viu como relaxar em São Paulo é possível? Basta se afastar um pouco do centro, desbravar o interior de SP e curtir as áreas verdes presentes em cidades como Socorro. Não esqueça de praticar uma boa respiração, relaxar os músculos e estar perto de quem ama e faz você se sentir feliz. Assim, é completamente viável vencer o estresse e restaurar as energias. E aí? As dicas foram úteis? Se sim, compartilhe este post e conte aos seus amigos como descansar em SP.



144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page