8 Dicas práticas de como organizar viagem em grupo
top of page

8 Dicas práticas de como organizar viagem em grupo

Passear sozinho nem sempre é a opção mais divertida ou econômica, não é? Mas, como organizar viagem em grupo de modo que todos apreciem esse tempo de lazer?


Neste post, você verá dicas práticas para montar o seu roteiro. Fique conosco até o final e confira o que não pode faltar na sua organização!


Antes de tudo, priorize o planejamento. Afinal, viajar no improviso já é difícil quando se está sozinho. Numa excursão, a falta de um roteiro pode se tornar um caos!


Além de evitar confusão, o plano da viagem colabora para reduzir despesas e até mesmo aproveitar promoções específicas para o seu grupo. Assim, veja a seguir como organizar viagem em grupo em 8 dicas simples:


Dica#1: Tome a iniciativa e facilite a comunicação



Primeira providencia è envolver as pessoas. Crie um grupo no WhatsApp, no Facebook, ou qualquer outra rede social que preferir. Também vale fazer uma ligação telefonica para os interessados. Explique sua ideia sobre a viagem, procure verificar se todos tem disponibilidade para a data desejada, e articule eventuais ajustes pra manter todo mundo no plano. O legal é ter garantia que todas as pessoas importantes pra voce estarão presentes no passeio.


Dica#2: Definir o destino




Em segundo lugar, é preciso alinhar a expectativa do destino. Faça uma breve reunião e pergunte a todos que tipo de viagem desejam. Por exemplo, podem esperar algo mais voltado para o descanso. Ou para aventuras, ou até mesmo a mistura dos dois.


Nesse sentido, uma possibilidade interessante é apostar no ecoturismo fortemente encontrado no interior de SP e no Sul de Minas. Ou seja, um turismo que valoriza o patrimônio natural e cultural, com foco em atividades conectadas ao conceito de sustentabilidade.


Assim, nesse tipo de passeio, você poderá unir tanto programações mais leves quanto esportes repletos de emoção.


Só para ilustrar, em Ouro Fino MG, localizada na região do Circuito das Malhas, o visitante consegue aproveitar a tranquilidade do interior e desfrutar de aventuras incríveis nos hotéis fazendas da região. Além disso, Ouro Fino fica perto de outras cidades que valem a pena conhecer, como Monte Sião, Águas de Lindóia entre outras.


A assim chamada “Terra do Menino da Porteira” é uma cidade cheia de historia e tradição, interessante a influencia politica na Republica Velha, foi em uma casa conservada ate hoje no centro de Ouro Fino, assinado o Tratado do Café com Leite, que revezava o presidente do Brasil entre os governadores de São Paulo e Minas Gerais


Além disso, tem um comércio de malhas que chama atenção, com peças a preço de fábrica. Fora isso tudo, é um cenário incrível, repleto de verde, ar puro e acomodações no estilo da fazenda.


Então, vale a pena aliar essas possibilidades a outros destinos pelo interior. Assim, com mais opções de lazer e diversidade de programações, as chances de agradar a todos são maiores.


Dica #3: Acordar um orçamento de referencia



Em terceiro lugar, além de alinhar expectativas, é de suma importância saber quanto o grupo está disposto a pagar por elas. Desse modo, pergunte a todos qual o orçamento máximo para a viagem.


Aqui vale mais uma dica: o modelo de pensão completa presente nos hotéis fazenda no interior de SP e no Sul de Minas permite melhor previsão de custos com alimentação.


Nos Hotéis Fazenda Menino da Porteira, por exemplo, a pensão completa inclui 4 refeiçoes:

Café da manhã;

Almoço;

Café da tarde;

Jantar.


Nesse sentido de economizar na sua viagem em grupo, a pensão completa também é uma forma de reduzir custos com transporte, uma vez que os visitantes não precisarão sair do hotel para realizar as principais refeições do dia. Fora o fato de agregar mais praticidade e comodidade aos integrantes.


Outra fator importante é verificar o preço das atividades. Em geral os hotéis fazenda cobrarm pelos passeios a cavalo e esportes de aventura pois são atividades terceirizadas. Isso pode fazer toda diferença se voce tem filhos ou o grupo é grande o valor aumenta bastante pois os passeios são cobrados por pessoa.

Nos Hotéis Fazenda Menino da Porteira, tanto os passeios a cavalo quanto os esportes de aventura estão inclusos, facilitando manter seu orçamento controlado.



Dica #4: Defina um responsável pela organização da viagem



Em quarto lugar, falando em como organizar viagem em grupo, outro detalhe que não pode ficar de fora é o líder dessa organização.


Assim, nessa mesma reunião para definir o destino e o orçamento, defina quem deverá seguir com o planejamento dos passeios. Em geral é essa pessoa que vai interagir com os fornecedores, hotéis, agencias, restaurantes, atrações, para preparar as reservas e providencias.


A partir daí, essa pessoa se responsabilizará, por exemplo, pela pesquisa de hospedagem na região escolhida, cotação com os hotéis, a reserva e as sugestões de atividades pelo local definido.


Dica #5: Combine ponto de contro com os participantes


Outro fator sobre como organizar viagem em grupo é combinar onde as pessoas devem se encontrar para os momentos de ida e volta, bem como os seus respectivos horários.


Afinal, você não vai querer esquecer um ou outro, nem ter que ficar buscando cada um em endereços diferentes, não é?


Essa combinação ajuda tanto na organização quanto na produtividade de deslocamento ao longo da viagem. Assim, você pode ganhar mais tempo para diversão e lazer.


Dica #6: Planeje atividades e passeios que envolvam a todos



Como já mencionamos anteriormente, o interior de SP e o Sul de Minas são dois destinos muito legais já que reúnem uma diversidade incrível de passeios acessíveis para pessoas de todas as idades e gostos.


Voltando ao exemplo de Ouro Fino, podemos destacar atrativos como:

Caminhada suave pelas vastas áreas verdes do Sul de Minas.

Trilhas pelas montanhas e estradas de terra;

Passeio de bike em parques cercados por árvores;

Tirolesa dentro dos hotéis fazenda;

Rapel na Pedra do Itaguaçu,

Visita ao museu sacro pra conferir a bela arquitetura da Igreja Matriz

E muito mais!


Viu como dá para aliar emoção, tranquilidade e momentos relaxantes?


Nos Hotéis Fazenda Menino da Porteira, há ainda o diferencial da monitoria.


Isso significa que um time animado estará de braços abertos para receber os visitantes e entretê-los ao longo da estadia com recreações bem divertidas. E tudo isso de acordo com o perfil do seu grupo.


Dica #7: Pesquise pela melhor hospedagem



Já deu para perceber que o destino pede uma hospedagem em sintonia com os recursos naturais, não deu? Se você gostou da ideia do interior de São Paulo e do Leste Paulista, seja em Ouro Fino ou em Itapira, um hotel fazenda é a melhor opção. verifique junto a central de reservas do hotel a disponibilidade e tarifas para o periodo desejado. Nos Hotéis Fazenda Menino da Porteira, através do proprio site voce consegue fazer simulações de datas diferentes, em tipos de acomodações diferentes, para encontrar aquela mais adequada para seu grupo.





917 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page